R-EXISTIR, a poesia como afirmação de nossa existência


 

Queridos leitores,

apresento-lhes mais um livro que faz parte da minha história. Sou muito grata por ter participado da nova antologia para celebrar o V Festival de Poesia de Lisboa, com o poema "Soneto da Feminilidade".

Dessa vez o Festival foi um pouco diferente, um pouco mais distante sem o calor humano, foi a primeira edição online por causa da pandemia que assola o mundo desde janeiro/fevereiro de 2020, porém o festival manteve toda a intensidade que a  poesia nos proporciona. Contamos com várias palestras, leitura de poemas, workshops, debates sobre temas da contemporaneidade e um bate-papo muito gostoso com a escritora homenageada dessa edição, a poeta Conceição Evaristo.

Ela não foi escolhida por acaso. Sua história é de superação, de resistência, de luta e de afirmação numa sociedade tão cheia de obstáculos e preconceitos. Mulher negra, de uma família com poucas condições econômicas, Conceição Evaristo conseguiu, através de seu estudo e de sua perseverança, tornar-se uma profissional da palavra. Com sua vitória e através de seu lirismo ela toca o coração de tanta gente, abrindo o caminho para muitas mulheres e meninas que nela se espelham e nela enxergam a máxima que diz SEMPRE VALERÁ A PENA ESTUDAR E APRENDER, não importa a idade.

O livro R-Existir, a poesia como afirmação de nossa existência reúne vários autores lusófonos que têm em comum a paixão pela literatura e pela poesia, e que através delas podem expressar o sentimento do mundo.




"A poética da cultura africana, diálogos sobre empoderamento feminino na poesia e a voz LGBTQ+ na literatura são algumas das questões que permeiam a 5° edicão do Festival de Poesia de Lisboa, evento que promove a valorização e difusão de poemas na língua portuguesa mundo afora, incentiva a leitura e a criação literária e reúne autores lusófonos que residem nos mais diversos países."





Boa leitura!


Para ver mais livros, clique!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Índios Pataxós na Costa do Descobrimento

Ponte Vecchio, Rio Arno e Piazzale degli Uffizi, em Florença

Estância de Esqui e Trilhas nas Montanhas de Allgäu, na Alemanha