Passeio pela Medina de Essaouira, poesia e reflexão

fortaleza de Essaouira e seus pássaros

pequenas ilhas de Mogador que sao reserva natural de pássaros

Para mim essa foto acima transmite esperança. Essas são ilhas, em frente ao porto de Essaouira ou Mogador, habitadas pelos pássaros, transformadas em reserva natural. Uni a foto com um soneto escrito por mim no ano passado que fala da dicotomia da vida e dos sentimentos, e da esperança e da fé que nunca podem faltar, principalmente nos momentos turbulentos.

No mundo inteiro, estamos passando por momentos de incerteza e a única certeza é que ninguém sabe o que virá no futuro. Muitas pessoas em muitos países têm que escolher entre sair para trabalhar e se expor ao perigo de se infectar, ou ficar em casa por um tempo seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde, mas correndo o risco de perder a fonte de seu sustento num futuro próximo. Muitas pessoas têm que ficar sozinhas em suas casas, lidando com seus próprios fantasmas e conhecendo seus próprios limites num exercício de autoconhecimento. Muitas pessoas têm que sair e se expor ao perigo, mesmo que isso vá contra seu instinto de sobrevivência, porque trabalham em diversas profissões que no momento são essenciais, cuidando dos doentes, abastecendo os mercados e vendendo alimentos e outros produtos, entregando as cartas e encomendas, limpando as ruas e recolhendo o lixo da população, cuidando da segurança nas ruas e dos mais necessitados, e outras mais...Ou seja, a vida não pode parar, mas ela sofreu uma grande reviravolta e os efeitos já estão sendo sentidos no presente.

Mais do que nunca estamos vivendo um dia após o outro tomando consciência do que é a vida e do que somos nós na vida, agradecendo cada dia em que amanhecemos e que temos a oportunidade de agir melhor nessa luta pela sobrevivência.  A esperança de uma nova vacina e de um remédio que possa curar e imunizar a população faz com que alguns cientistas estejam dia e noite trabalhando em busca desse objetivo e faz com que muitas pessoas sonhem com dias melhores e que esses não tardem tanto em chegar. Hoje mesmo, na Inglaterra e na Alemanha estarão testando as primeiras vacinas contra o vírus, na esperança de que sejam eficazes.

São essas mudanças drásticas e a esperança que movem a humanidade e a transformam.
Hoje saiu a notícia de que o meio ambiente reage positivamente e se beneficia com a "quarentena" da população e sua permanência em casa (aqui já faz mais de um mês de isolamento social, desde o dia 16 de março). Imagens de satélites mostram que em algumas cidades houve uma queda drástica nos índices de poluição. O ar está mais limpo, o céu mais azul, as águas mais cristalinas com sua fauna e flora revigoradas, consequência da menor circulação de pessoas nas ruas, redução das atividades industriais, menor tráfego de transportes, ou seja, uma desaceleração do nosso ritmo de vida.

Resumo: adotando medidas para combater um perigo iminente que é o vírus, acabou-se por combater outro mal de maneira indireta e inconsciente que põe a vida humana também em risco, porém a longo prazo, que é o aumento da poluição atmosférica que provoca tantas mudanças climáticas.
Será que essa é a maneira da Natureza fazer com que pensemos nela e reflitamos?

Espero com muita fé que passe logo essa pandemia e que a cura venha para nosso planeta, e que depois que tudo passar, não nos esqueçamos de cuidar melhor do planeta em processo de cura, fazendo mudanças no nosso antigo modo de vida (era pré-corona), para que a Terra não volte a adoecer. É hora de pensar com mais carinho e atenção no desenvolvimento sustentável.

Se quiser ler mais sobre turismo sustentável, clique aqui!

Salaam Aleikum! Que a paz esteja sobre vós!

Na postagem anterior, deixamos a Cooperativa feminina Marjana, onde conhecemos o processo de fabricação do óleo de argan, e seguimos viagem, em Essaouira .

Venham comigo num passeio pelas ruas da medina!

gaivota cantando no porto de Essaouira, antiga Mogador

Chegamos finalmente à medina de Essaouira, atravessando o portão chamado Bab Marrakech, e percorremos as antigas vielas movimentadas pelo comércio de especiarias, tecidos, tapetes, artesanato de árabes e berberes; vielas perfumadas por exóticos aromas mesclados com cheiro de maresia e de peixe fresco; vielas com muros pintados de azul e branco como se fossem a tela de um pintor.  Aliás, Essaouira já foi musa inspiradora para muitos artistas.

descendo as montanhas do Alto Atlas

chegando a Essaouira, na praia

Um dos portões de entrada da medina

Escola de Ofícios Profissionalizante

oficinas de aprendizagem

oficina de filigranas

Paramos para conhecer uma escola profissionalizante, onde os alunos aprendem a produzir materiais de metal e prata. Observei uma mulher que fazia um filigrana com a prata (decoração trabalhada na prata) com muita precisão e paciência. Essa é uma especialidade dos judeus, muitos deles trabalham como ourives e moram no Bairro Judeu de Essaouira, chamado El Mellah.

os aprendizes fazem filigranas nas espadas e nas joias

produção na escola de ofícios

marroquinos aprendendo o trabalho

colares, brincos e anéis na loja da escola de ofícios

Fomos admirando a arquitetura dos riads e dos demais edifícios, percorrendo as ruas labirínticas da medina de Essaouira. No caminho encontramos algumas bancadas de temperos, ervas, pedras aromáticas e afrodisíacos.

ervas, temperos e pedras aromáticas

afrodisíacos

Ainda na medina, passamos por uma interessante e pequena feira de quinquilharias, chamada Trésor des Nomades, onde se encontrava de tudo e mais um pouco, objetos usados e velharias...uma espécie de Feira da Ladra ou Mercado das Pulgas, porém bem menor e acho que sem artigos novos.

"Trésor des Nomades", ou seja, "Tesouro dos Nômades", uma feirinha de quinquilharias

vendedores entre os tapetes marroquinos coloridos

feira dos nômades

mercado ao ar livre

Atravessando um dos portões da medina, entramos numa rua bastante movimentada pelo comércio, chegando ao mercado de peixes.

grande variedade de peixes e frutos do mar

filé de tubarão

Depois do mercado, passamos pelo Centro Artesanal de Essaouira, onde são esculpidos artigos de decoração e móveis lindíssimos, verdadeiros trabalhos artísticos feitos com madeira de tuia, uma árvore oriunda do Atlas.

Centro Artesanal de Essaouira. Objetos de arte em tuia e móveis de design moderno e clássico

madeira da Tuia e também sua raiz são aproveitadas para fabricação de peças

trabalhando a tuia

Em Essaouira há muitas oficinas onde se pode assistir ao trabalho minucioso de artesãos confeccionando móveis com essa madeira típica e seu trabalho de marchetaria, que é uma técnica de ornamentação das superfícies planas dos móveis. Essa é uma das mais tradicionais atividades da região.

mesas de tuia bem polidas, atenção aos detalhes, parecem mandalas de flores

mesas, porta-retratos, vasos, baú de madeira de tuia

belíssimo artesanato em tuia
há uma grande variedade de artigos como tabuleiros, candeeiros, espelhos e pequenas esculturas

artigos em madeira de tuia

Depois dessa longa caminhada, por volta do meio-dia, todos já estavam com fome, então fomos almoçar em um restaurante numa praça da medina. Pedi um tajine de peixe, mas não estava tão saboroso como o tajine de frango de Marrakech. Tivemos que esperar por uma hora pelo nosso prato, enquanto todos já almoçavam, porque um garçom esbarrou no outro e a comida caiu...Assim que o novo prato chegou, tivemos que almoçar rapidíssimo, pois o ônibus tinha hora certa para retornar a Agadir e ainda iríamos conhecer o porto de pesca de Essaouira. Esses são alguns contratempos de uma excursão guiada, no seu curto espaço de tempo para ver tantas paisagens incríveis. Seguimos nosso caminho até o porto.

em direção ao restaurante

na praça: muitos mercados, pizzeria, cafés e restaurantes

pequeno centro gastronômico

exposição de pinturas na calçada

comércio nas muralhas de Essaouira

artesanato nas lojinhas da muralha

A vista do porto e do mar é cinematográfica, tiramos fotos das torrres, do forte, das inúmeras gaivotas, dos barcos atracados no cais, dos pescadores vendendo seus peixes. Caminhamos pela Scala de la Kasbah até chegar à torre da Scala du Port.  Achei curioso que o bilhete de entrada para a torre fazia distinção entre turistas adultos (pagavam 60 Dihans) e crianças (pagavam 30 Dh) e marroquinos adultos (pagavam 10 Dh) e crianças (pagavam 5 Dh).

subindo a ladeira para a fortaleza do antigo Castelo do Mogador

pinturas na ladeira da fortaleza

muralhas de Essaouira

visitantes admiram o mar, na Scala de la Kasbah

vista a partir da fortaleza portuguesa

vista do mar e  da cidade

antigo canhão para a defesa na muralha de Essaouira

gaivotas sobrevoam o mar de Essaouira

Antes de voltar, o grupo pôde dar uma volta pelas ruas e olhar as lojas ou as bancadas na calçada. Entrei numa papelaria tipo sebo e encontrei um livro de contos e lendas populares do Marrocos, do tipo "As Mil e uma Noites", que estava na promoção...não resisti!
menino vendendo peixe

porto de pesca

âncoras e redes de pesca

pescador vendendo seu peixe

abundância de laranjas do Mogador

tapetes nos muros
corredor de tapetes

lojinha representando o Brasil no Marrocos

tapeçaria

Encontramo-nos todos na praça principal de Essaouira para retornar a Agadir, fizemos uma viagem de volta passando novamente pela bela praia Taghazout.

encontro na praça principal

belo edifício do café-restaurante na praça principal

No caminho de volta, percorremos os vilarejos do Alto Atlas e paramos para fotografar as famosas cabras "voadoras" que trepam nas árvores de argan para comer seus frutos, e após mastigá-los e digerí-los, elas eliminam nas suas fezes as sementes, que depois serão coletadas pelas mulheres que produzem o óleo de argan. Além disso, as cabras também cospem as sementes após mastigar os frutos várias vezes. Dessa forma, as cabras também ajudam bastante no processo de extração do óleo.

cabras que sobem nas árvores de argan

vilarejo na cordilheira Alto Atlas

O passeio de um dia é suficiente para conhecer a bela Essaouira, mas algumas horas a mais seriam também perfeitas para explorar ainda mais a cidade e conhecer seus pontos menos turísticos, porém não menos interessantes e belos.

Em breve voltaremos ao Marrocos, e vamos conhecer outra cidade praiana chamada Agadir, que deixa boas lembranças...até a próxima!

Muita saúde, esperança e para todos nós!