O Museu do Amanhã em um novo Cais do Porto , Rio de Janeiro


Museu do Amanhã
                                                       



No projeto de revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro, chamado "Porto Maravilha", uma das novidades foi a construção do lindo Museu do Amanhã, em 2015, um museu de artes e ciências que também está focado nas questões ambientais.

O Museu do Amanhã fica na Praça Mauá,  nr. 1,  no Centro e abre de terça a domingo, de 10hrs às 18 hrs. Terça-feira, a entrada é gratuita.

O prédio foi construído no Píer Mauá, ao lado da Praça Mauá, e foi projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Sua construção veio em hora oportuna, perto da celebração dos Jogos Olímpicos de 2016, para fortalecer a identidade cultural e internacional da cidade do Rio de Janeiro, além de complementar a beleza natural da cidade.



A estrela de 20 pontas e 6m de diâmetro, uma escultura metálica do artista americano Frank Stella, chamada Puffed Star II, fica no espelho d'água do museu, em frente à Baía de Guanabara. Ao fundo, a Ponte Rio-Niterói e a Ilha Fiscal.



Boulevard Olímpico
                                                             

Os trilhos do VLT e prédio da Polícia Federal do RJ

O Edifício Joseph Gire, do lado direito,  mais conhecido como Edifício A Noite, foi construído em 1920 e  nessa época foi considerado o maior arranha-céu da América Latina, um marco arquitetônico do país.

Edifício A Noite, na Praça Mauá



E assim ficou o Boulevard Olímpico no velho cais do porto, todo revitalizado, com novas cores, novos museus, novas árvores e o novo bonde VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) transportando os visitantes para que vejam as novas atrações culturais e melhorando a mobilidade urbana.






A fachada lateral de um edifício histórico que marca a história da cidade e do país, o Moinho Fluminense, que foi a primeira fábrica de moagem de trigo no Brasil, inaugurado em 1887, na rua Sacadura Cabral, Gambôa.




Os armazéns restaurados da zona portuária, que são espaços para várias feiras e eventos, na Orla Prefeito Luiz Paulo Conde, também conhecida como Orla Conde. E o passeio público arborizado, dedicado ao lazer.

Alguns eventos que acontecem no Boulevard Olímpico:
O Mondial de la Bière, que é uma reunião de fabricantes, distribuidores e importadores de cervejas artesanais e premium, com degustação do produto;
ArtRio, que é uma feira com as principais galerias de arte do Brasil e do mundo, no Pier Mauá; Semana Design Rio, com exposição de trabalhos de designers, arquitetos e decoradores;
Rio Gastronomia, que é considerado o maior evento de gastronomia do mundo, com bares, restaurantes, shows e aulas com grandes nomes da gastronomia.







                                                                Museu de Arte do Rio

O MAR ou Museu de Arte do Rio une o edifício novo ao antigo, integrando-os através de uma cobertura ondulada. O prédio mais antigo é o Palacete D.João VI, inaugurado em 1916, que sediava a Inspetoria de Portos e Canais do Ministério da Marinha.

O Museu de Arte do Rio abre de terça a domingo, de 10hrs às 17hrs, sendo que terça-feira a entrada é gratuita, na Praça Mauá,  nr. 5,  Centro.





O primeiro rosto do mural representa a tribo Mursi, da Etiópia, na África


E a gente admira a gente admirando e fotografando o mural multicolorido "Etnias", também conhecido como "Todos somos um", do artista Eduardo Kobra, na zona portuária do Rio de Janeiro. Esse mural foi considerado pelo Guiness Book como o maior grafite já realizado no mundo.

Painel representando a tribo Karen, da região da Tailândia, na Ásia


Povo Huli, que vive na Papua-Nova Guiné, na Oceania


Os Chukchi, povo nômade que habita na Sibéria, Rússia, na Europa


Painel representando a tribo Tapajós, Brasil, na América 



Diante do Armazém 2, o mural colorido retrata Nice, a Deusa da Vitória, para reafirmar a igualdade de gênero,  foi pintado pela artista plástica Panmella Castro.


Na galeria a céu aberto de "street arts" ou grafites, um mural que retrata a saudade de um amor, feito pela artista Rita Wainer.


Painel aquático do Acme, em frente ao AquaRio

Baleia de chapa de aço colorida, em forma de balanço, na Praça Muhammad Ali. faz parte do projeto GaleRio






Caminhando pelo Boulevard Olímpico, chegamos ao AquaRio ou Aquário Marinho do Rio de Janeiro que está localizado na Praça Muhammad Ali, s/n,  em frente aos Armazéns 7 e 8, no bairro do Gambôa, Centro do Rio de Janeiro.

O horário de entrada no AquaRio é de 10hrs às 17hrs, todos os dias. Fecha às 18hrs.

Esse aquário reúne 8 mil animais de 350 espécies diferentes de todos os oceanos. Foi inaugurado em outubro de 2016 e é considerado o maior aquário marinho da América do Sul.




E para quem gosta de uma aventura, também é possível fazer um passeio marítimo pela Baía de Guanabara, passando pela Ilha Fiscal. O ponto de partida é no Espaço Cultural da Marinha, localizado no Boulevard Olímpico, ou seja, na Orla Conde entre o Largo da Candelária e a Praça XV.

Endereço do Espaço Cultural da Marinha: Av. Alfred Agache 215, Centro.
De quinta-feira à domingo: às 12:30, 14:00 e 15:30 passeio para a Ilha Fiscal;
às 13:15 e 15:15 passeio pela Baía de Guanabara.



Largo da Candelária, com a Pira Olímpica e a Igreja da Candelária ao fundo.

Na foto acima vemos o Largo da Candelária, que foi inaugurado em 5 de Agosto de 2016 e integra a Orla Conde, fazendo parte do projeto Porto Maravilha, projeto de revitalização da Zona Portuária do Rio de Janeiro.
Recebeu esse nome por estar em frente à Igreja de Nossa Senhora da Candelária, que é um dos principais monumentos religiosos da cidade, cuja construção teve início em 1775.

O Largo da Candelária fica no cruzamento da Rua Primeiro de Março com a Av. Presidente Vargas, no Centro do RJ.

Alguns lugares interessantes para visitar, nas redondezas do Largo da Candelária são:

Igreja de Nossa Senhora da Candelária, na Praça Pio X, Centro.

Espaço Cultural da Marinha, na Av. Alfred Agache 215, Centro. De terça-feira a domingo, de 12hrs às 17hrs. Entrada franca;

CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil, na Rua Primeiro de Março, 66 Centro. De quarta-feira à segunda-feira, de 9hrs às 21hrs;

Casa França-Brasil, na Rua Visconde de Itaboraí, 78 Centro. Terça-feira a domingo de 10hrs às 20hrs;

Centro Cultural dos Correios, Rua Visconde de Itaboraí 20, Centro. De terça-feira a domingo, de 12hrs às 19hrs, entrada franca;

Paço Imperial, localizado na Praça XV de Novembro 48, no Centro histórico. Terça-feira a domingo, de 12hrs às 19hrs, entrada franca.

Museu Histórico Nacional, com muita história do Rio de Janeiro e do Brasil, fica na Praça Marechal Âncora, s/n , no Centro histórico do RJ.  Terça-feira à sexta-feira, de 10hrs às 17hrs30. Sábado, domingo e feriado, de 14hrs às 18hrs.

Real Gabinete Português de Leitura, uma das bibliotecas mais bonitas do mundo,  na Rua Luís de Camões 30, Centro. De segunda-feira à sexta-feira, de 9hrs às 18hrs.



Uma dica: Para quem gostaria de fazer um passeio pelas ruas do Centro Histórico do Rio de Janeiro ou outros passeios com guia turístico pela cidade, a Urban Adventures é bastante recomendada e tem boas avaliações. Ela fica na rua Barão de Lucena 85A, Botafogo, RJ.


Em próximas postagens, voltaremos ao Rio...

Se quiser ver mais sobre o Rio, clique aqui!

Comentários

  1. Adorei conhecer melhor o nosso Rio de Janeiro! Suas dicas ao redor da zona portuária são ótimas. Ainda não conheço o aquário do Rio, nem o Real Gabinete Português de Leitura! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou! Há muitos lugares bacanas para conhecer no Rio de Janeiro. Quando eu puder, farei novas postagens sobre esta cidade linda. Beijos e obrigada pelo seu feedback !

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dinkelsbühl e a festa das crianças

Os Índios Pataxós na Costa do Descobrimento

Ponte Vecchio, Rio Arno e Piazzale degli Uffizi, em Florença