Cristo Redentor, Rio de Janeiro


A imagem emblemática do Cristo Redentor, no morro do Corcovado, símbolo da minha cidade maravilhosa, Rio de Janeiro, no Brasil.

O Cristo ganhou uma especial iluminação durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.


A estátua com a imagem de Jesus Cristo, em art déco, feita de concreto armado e pedra-sabão, foi concebida pelo engenheiro Heitor da Silva Costa e construída em colaboração com o escultor francês Paul Landowski, entre 1922 e 1931. Inaugurada no dia 12 de outubro de 1931.

Ela fica no morro do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca, a 709m acima do nível do mar, abençoando nossa cidade. Este monumento foi classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.


Sempre que volto à minha cidade é essa alegria de poder abrir os braços e cingí-la, num abraço apertado. Tal qual o Cristo Redentor.




                                                         O Trem do Corcovado

Para chegar ao cume do morro Corcovado, fizemos o trajeto com esse charmoso trenzinho, pegando-o na estação de trem do Corcovado, na rua Cosme Velho, nr. 513, que fica neste bairro. Mas também pode-se chegar lá pegando as vans credenciadas que saem do bairro Largo do Machado, ou se preferir, fazer a longa trilha caminhando pelas Paineiras até o estacionamento e de lá pegar uma van ou ir de carro.

O horário do Trem do Corcovado é de segunda à domingo, de 8 hrs às 19 hrs, com saída a cada meia hora.





De cima do Corcovado, meio nublado, vejam lá o Hipódromo da Gávea, qué é a praça de corridas do Jockey Club Brasileiro, entre o bairro Jardim Botânico e a Lagoa Rodrigo de Freitas. Mais além, à direita, a grande extensão verde do Parque Nacional da Tijuca, pulmão da cidade, que se mescla com a selva de pedra. O Parque cobre cerca de 3,5% do município do Rio de Janeiro.










A mesma vista, com uma linha restante do sol se pondo no horizonte. As luzes da cidade começam a se acender, em volta da Lagoa.


                                     Vista panorâmica, Lagoa Rodrigo de Freitas.






                                                         Vista da Baía de Guanabara

Chegada a noite e ela nos regala com esta vista deslumbrante e privilegiada da cidade, de cima do Corcovado. Daqui podemos ver o morro do Pão-de-Açúcar, outro símbolo da cidade, que também tem uma vista maravilhosa. Vemos a Baía de Guanabara, a Enseada de Botafogo ao centro e o bairro do mesmo nome, onde eu vivi durante toda minha infância. Vemos também um pouco dos bairros da Urca, Praia Vermelha e Copacabana ao lado direito. E do outro lado da Baía, ao fundo, fica a cidade de Niterói.


Viva meu Rio e boa noite!


no Corcovado








 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinkelsbühl e a festa das crianças

Os Índios Pataxós na Costa do Descobrimento

Ponte Vecchio, Rio Arno e Piazzale degli Uffizi, em Florença