Ponte Vecchio, Rio Arno e Piazzale degli Uffizi, em Florença



Rio Arno e Ponte Vecchio

Chegamos à Ponte Vecchio, ou Ponte Velha, a ponte mais famosa de Florença, uma ponte em arco medieval sobre o Rio Arno. Originalmente ela foi feita de madeira, na época da Roma Antiga. Em 1333 foi destruída pelas cheias do rio Arno e reconstruída em pedra, em 1345, com o projeto de Taddeo Gaddi, um pintor e arquiteto renascentista. Dizem que foi a única ponte da cidade, poupada pelos alemães durante o bombardeio de 1944, na Segunda Guerra Mundial.

A ponte sempre albergou muitas lojas, açougues e comerciantes vendendo suas mercadorias em bancas, até que o grão-duque da Toscana, Ferdinando I de Médici ordenou em 1596, que os comerciantes e açougueiros fossem expulsos dali, pois produziam muito lixo. Assim as lojas passaram a ser ocupadas por ourives, joalheiros e casas de penhores, e o lugar já estava sendo muito frequentado por estrangeiros e cavalheiros.

Passou a ter o aspecto atual por volta de 1700. Atualmente ela está quase totalmente ocupada por joalherias e turistas com olhares perscrutadores, que se esbarram ao atravessá-la diariamente, registrando cada detalhe.


Ao fundo, a vista da Ponte Vecchio,  a partir da Ponte Santa Trinità


O Corredor Vasariano, as joalherias e turistas na Ponte Velha




o rio Arno, depois de muita chuva


Sobre a ponte passa o Corridoio Vasariano, ou Corredor Vasariano, que é um passadiço elevado que liga o Palazzo Vecchio (que foi a antiga residência de Cosme de Médici e hoje é sede da Comuna de Florença) ao Palácio Pitti (que foi a nova residência de Cosme de Médici), projetado por Giorgio Vasari, em 1565, sob as ordens de Cosme de Médici.

Cosme I de Médici instalou os magistrados e a  administração governamental na adjacente Galleria degli Uffizi, também um edifício projetado por Vasari, em 1560.

fachada da Galleria degli Uffizi


Vista lateral da Ponte Velha e do Corredor Vasariano


Ponte Vecchio, vista lateral





Caminhando na Ponte, para o Palácio Pitti



Palazzo Pitti, na margem direita do rio Arno, próximo à Ponte Vecchio. Palácio renascentista de Florença, comprado em 1539 pela família Médici, para servir de residência oficial dos Grandes Duques da Toscana.


Palazzo Pitti
O Palazzo Pitti é hoje em dia um enorme museu que compreende as seguintes Galerias: Galeria Palatina, Galeria de Arte Moderna, Galeria do Traje, Museu da Prata e Museu da Porcelana.
Entrada: terça a domingo, de 8h15 às 18h50
última entrada às 18h
Endereço Piazza Pitti, 1
Fechado dia 25 de dezembro, 1 de janeiro e 1 de maio.




Monumento a Benvenuto Cellini


No centro da Ponte Velha, vemos uma estátua feita em homenagem a Benvenuto Cellini, que foi artista, escultor e escritor do sec. XVI, e considerado o ourives mais importante de Florença. Sua obra mais famosa é "Perseus com a cabeça de Medusa". Este monumento em bronze foi feito pelo artista Raffaello Romanelli, em 1901.

Muitos casais costumam prender cadeados na ponte e nas grades ao redor dessa estátua com seus nomes gravados como prova de amor, e jogam as chaves no rio Arno, porém esta tradição passou a ser controlada pelas autoridades, e os policiais os retiram para preservar a estrutura da ponte. Quem for pego em flagrante, tem que pagar uma bela multa!

Ponte e monumento



Rio Arno e Ponte Vecchio

Vista da Ponte Santa Trinità, projetada por Michelangelo


Depois de atravessar a ponte, vamos em direçao à Galleria degli Uffizi, que é um palácio que abriga um dos mais famosos e antigos museus do mundo. Este belo palácio que abriga a "Galeria dos Escritórios" foi construído em 1560 a mando de Cosmo I de Médici, para centralizar sua administração, antes espalhada pela cidade. O edifício foi projetado por Giorgio Vasari.




A exposição no museu exibe obras do sec XII ao sec XVIII, com a melhor coleção de obras do Renascimento. Também artistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael. Ticiano, Rembrandt, Albrecht Dürer etc. Destaque para as obras "Anunciação", de Leonardo da Vinci; "A Sagrada Família", conhecida como "Tondo Doni", de Michelangelo; "O Nascimento de Vênus" e "A Primavera", de Botticelli; "Baco", de Caravaggio, entre outras.




Entre 1842 e 1846, foram colocadas as vinte e oito estátuas dos nichos externos do edifício homenageando homens ilustres da Toscana, como por exemplo, Leonardo da Vinci e Donatello. Em 1988 passou por uma grande obra de restauro. A Galleria degli Uffizi é uma das mais importantes atrações turísticas de Florença.

estátua de Donatello


Para evitar as longas filas, o melhor é fazer uma visita guiada ou reservar com dois dias de antecedência por internet (b-Ticket ou www.tiqets.com).

Endereço: Piazzale degli Uffizi, 6.
Horário: de terça a domingo, 8:15 às 18:50
A entrada vai até 16:45
Fechado segundas, 25 de dezembro e 1 de janeiro
Entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês.



Piazzale degli Uffizi e Galleria degli Uffizi, em forma de U


Podemos andar pela Piazzale degli Uffizi e contemplar os diversos artistas de rua que compõem suas obras ao ar livre, e admirar estátuas de personalidades ilustres de Florença (naquela época só eram figuras masculinas). Este espaço ornamentado em estilo renascentista fica dentro da Galleria degli Uffizi, como se fosse um longo pátio interno, em forma de U.


Estátua de Leonardo da Vinci




Florença retratada na pintura


pintores e caricaturistas na Piazzale degli Uffizi


Vamos seguir nosso caminho, descobrindo mais da bela Florença.

Até a próxima parada!...

Para fazer uma parada na Piazza della Signoria, é só clicar aqui!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinkelsbühl e a festa das crianças

Os Índios Pataxós na Costa do Descobrimento