A magia da Bahia e o Centro Histórico de Porto Seguro




Ruas do Centro Histórico de Porto Seguro


O que é que a Bahia tem? A Bahia tem uma magia pairando no ar que nos faz sentir mais relaxados, como se o seu tempo passasse por nós vagarosamente, caminhando na areia das suas belas praias.
Além disso, a Bahia tem a costa mais extensa de todos os estados brasileiros, banhada pelo Oceano Atlântico. Ela é o estado nordestino com maior extensão territorial e maior populacão. Também é considerada a parte mais antiga da América Portuguesa, pois Pedro Álvares Cabral chegou com sua frota a Porto Seguro (mais tarde incorporada ao território da Bahia), em abril de 1500, ano do descobrimento do Brasil.

Bahia recebeu grande influência dos povos africanos que foram escravizados e trazidos pelos colonizadores europeus, numa época em que ela era um dos primeiros e principais núcleos de riqueza açucareira do Brasil.
Seu povo é conhecido por ser alegre, festivo, e também por viver a vida num ritmo mais tranquilo, sem muito estresse...mas estes são somente estereótipos, não se pode generalizar.
Porém, achei as pessoas amigáveis e leves onde estive, sem muita pressa no modo de falar, no caminhar, no trânsito...como se soubessem desfrutar melhor as coisas simples da vida a cada minuto. Gostei muito de Porto Seguro.


A Passarela do Descobrimento ou Passarela do Álcool, no centro de Porto Seguro


Chegamos de manhã a Porto Seguro, município situado ao sul da Bahia, e hoje vamos visitar seu Centro Histórico do Descobrimento, também conhecido como Cidade Alta, no alto da colina, onde faremos uma viagem no tempo.

Antes passamos pela Passarela do Descobrimento, chamada de Passarela do Álcool, uma avenida no centro da cidade moderna de Porto Seguro. À noite, o calçadão é pura agitação com muitas pessoas, bares, restaurantes, barraquinhas de bebidas com nomes inusitados, lojas e muita badalação. Pela manhã, a avenida é tranquila.



Casinhas charmosas e coloridas na Passarela do Descobrimento, tranquilidade pela manhã

Barcos ancorados na Passarela do Descobrimento


A Passarela do Álcool ou do Descobrimento 


Chegando
ao alto da colina, na Cidade Alta, fomos recebidos com uma apresentação de capoeira, que é uma luta-dança acompanhada de música, cujo ritmo é marcado por palmas e pelo berimbau e cantada pelo grupo de capoeiristas, que fazem um círculo ao redor da dupla que luta e dança com movimentos ginástico-acrobáticos. Essa manifestação cultural é herança dos escravos africanos, muitos deles vindos do Golfo da Guiné. O objetivo do jogo de capoeira é derrubar o adversário.



Grupo Arte Brasil fez uma bela apresentação recepcionando os visitantes








Depois de assistir à capoeira, andamos pela feirinha de artesanato


O casario do Centro Histórico do Descobrimento é marcado pelo estilo colonial em suas construções. As casas são coloridas e a maioria funciona como lojinhas de artesanato e de souvenirs, e centros culturais.

Muros coloridos do casario


Lojinhas do Centro Histórico


Passantes e crianças brincando


Casas de estilo colonial


Uma pracinha bucólica chamada Praça Pero Campos de Tourinho tem no seu centro o atual Marco do Descobrimento (ou Padrão do Descobrimento) que foi instalado em 1506, registrando a propriedade da Coroa Portuguesa sobre a regiao. Porém o primeiro marco da posse foi instalado em 1503. O Marco do Descobrimento é o Patrimônio Histórico mais antigo do Brasil.


Praça Pero Campos de Tourinho


Marco do Descobrimento


Perto do marco, está a Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena, padroeira de Porto Seguro, e ali perto vemos o Farol de Porto Seguro, construções que deram origem à cidade, fundada em 1534 .

Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena


Imagens sacras no interior da Igreja Nossa Senhora da Pena



Do lado da Igreja Matriz, vemos o Museu do Descobrimento que funciona na antiga Casa da Câmara e Cadeia, construída em 1756.
Na exposicão há instrumentos de navegacão dos portugueses; elementos da cultura indígena e como eles viviam antes e depois de 1500; materiais antigos usados por portugueses e por indígenas; quadros antigos mostrando a relacão entre esses dois povos; tesouros brasileiros usados em negociaçoes com imigrantes europeus, como por exemplo, ouro, rubi, pérola, pau-brasil, bambu, gengibre, canela etc. No museu, encontra-se também uma carta de Américo Vespúcio, chamada Lettera, onde ele conta sua trajetória por terras brasileiras e também a descoberta de casos de antropofagia.

Horário de funcionamento do Museu do Descobrimento : segunda à sexta, de 9 hrs às 12 hrs e de 14 hrs às 18 hrs.


À esquerda, a Igreja Matriz e à direita, Casa da Câmara e Cadeia

Museu do Descobrimento na Casa da Câmara e Cadeia



Atrás do museu, encontramos a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, onde funciona o Museu de Arte Sacra, com um rico acervo. A Igreja da Misericórdia é a mais antiga, construída em 1526, ela era feita de taipa de pilão e tinha o nome de Nossa Senhora dos Passos. Foi reconstruída em 1535 e sua versão atual é de 1776.
Caminhando em direcaão ao mirante, encontramos algumas baianas com suas roupas e turbantes brancos, saias compridas e armadas, blusas de renda, colares, brincos e pulseiras. Elas levam seus tabuleiros ou têm uma barraquinha com panelas e ingredientes para a preparacão de um delicioso acarajé, uma iguaria baiana.
Posso recomendar o acarajé da Dona Neuza, eu provei e ele é de dar água na boca...


Acarajé da Dona Neuza



Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia e entrada para o Museu de Arte Sacra




Barraca das baianas

Cacau: o cacaueiro encontra ótimas condições de plantio no solo baiano  



A alguns passos do farol, chegamos ao mirante da colina, que nos oferece uma vista incrível de frente para o mar. Tornou-se tradicão os visitantes amarrarem com três nós as fitinhas na cerca do mirante, fazendo com que ele fique todo colorido. Cada nó recebe um pedido fervoroso. Quando a fitinha arrebentar, seus três desejos serão realizados. Mas não esqueçamos de agradecer também!

Farol de Porto Seguro, com uma galeria de 12 metros de altura e uma torre de alvenaria




Vista incrível da praia e o muro do mirante com fitinhas coloridas 



Um pouco mais afastada, no final da rua, fica a Igreja de São Benedito, construída pelos jesuítas. Ali pertinho estão as ruínas da primeira escola jesuítica para meninos, criada no século XVI, com a intencão de catequizar os índios. Ela é bela na sua simplicidade, mas está merecendo uma restauracão. Esses tesouros inestimáveis da nossa história precisam ser conservados.

Capela de São Benedito e do lado estão as ruínas do Colégio Jesuítico


Interior da Capela de São Benedito

Capela de São Benedito





O Centro Histórico é pequeno e pode ser conhecido a pé em poucos minutos. A região é tombada como Patrimônio Histórico.
Então, vamos passear por suas ruas?



casas charmosas de Porto Seguro




Vista da cidade moderna e da costa de Porto Seguro





Comércio na entrada do Centro Histórico

Fachada do Consulado Honorário de Portugal



Na semana do Descobrimento, dia 22 de abril, são realizados muitos festejos na Cidade Histórica.






Ao fundo a Igreja Nossa Senhora da Pena e a Casa da Câmara e Cadeia


Por aqui passaram caravelas portuguesas

Descemos a Cidade Histórica e depois passamos perto do Memorial da Epopeia do Descobrimento, que fica na cidade moderna de Porto Seguro, na orla da praia do Cruzeiro. Não entramos, mas o Memorial oferece uma visita pela história das Grandes Navegações e do Descobrimento do Brasil, e também pela flora do país. Os guias turísticos vão contar as aventuras de Pedro Álvares Cabral. O ponto alto da visitação é uma réplica da Nau Capitânia, utilizada por Cabral, em tamanho natural.


Endereço do Memorial : Av. Beira Mar, 800 Orla Norte Porto Seguro
Aberto de segunda a sábado, de 8:30 as 12:00; 13:30 as 17:00


Entrada do Memorial da Epopeia do Descobrimento





Fitinhas do Senhor do Bonfim, mil bons desejos!



Aproveitem Porto Seguro, vale a pena conhecer outros cantinhos desse espetacular município nordestino!

Até a próxima parada em Porto Seguro! Axé, linda Bahia!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinkelsbühl e a festa das crianças

Os Índios Pataxós na Costa do Descobrimento

Ponte Vecchio, Rio Arno e Piazzale degli Uffizi, em Florença