Caminho até a Catedral de Florença e o Batistério de São João



Cattedrale di Santa Maria del Fiore, em Firenze, e detalhe da fachada em mármore verde, rosa e branco



Agora vamos explorar mais a cidade de Florença e conhecer suas esplêndidas obras arquitetônicas que saltam aos olhos de qualquer viajante.

Porém, antes passamos pela Via Calimala, uma das ruas mais movimentadas de Florença e no seu cruzamento com a Via Porta Rossa, encontramos um mercado de artesanato pitoresco, ou seja, a Loggia do Mercato Nuovo. O Mercato Nuovo é famoso pelos produtos de couro feitos à mão na Toscana, artigos de seda italiana, lenços, chapéus de palha de Florença e outros artigos turísticos. No final desse mercado, uma fonte bastante curiosa: a fonte do javali de bronze ou como se diz em italiano, Fontana del Porcellino! Diz a tradição que se você tocar no focinho do Porcellino, traz sorte e fortuna, e se colocar uma moeda na língua do javali e ela cair dentro da grade, além de ter sorte, alguns dizem que estará garantida sua volta à bela cidade de Florença. Vamos tentar a sorte?


As moedas na língua do Javali, Fontana del Porcellino

Depois de garantir a nossa volta à Firenze na fonte da sorte, atravessamos a Piazza della Repubblica, que na época romana foi o centro da cidade, onde funcionava o antigo mercado de Florença. Aí também tiramos algumas fotos do carrossel, do arco triunfal, dos pássaros , de pessoas que caminhavam como nós, de lojas famosas e de figuras inusitadas nas janelas.


O antigo carrossel na Piazza della Repubblica 

O Arco triunfal, na Praça da República




Lojas de grife na praça

Quem nos observa?


Finalmente, chegamos à Piazza del Duomo, ou seja, a Praça da Catedral, que está localizada no centro histórico de Florença. Este é um dos locais mais visitados da cidade e até mesmo da Europa. Repleta de turistas, máquinas fotográficas, celulares, diversos idiomas que se esbarram e culturas que se encaram, não é o local mais adequado para quem não gosta de multidões, mas vale a pena aterrizar por ali e conhecer umas dessas obras monumentais realizadas pelo ser humano, na sua tentativa de ascender e alcançar o transcendental, com sua inspiração.


Piazza del Duomo

Quando paramos no centro da praça, nosso olhar se eleva ao céu e também passeia pelo ambiente ao nosso redor, e mesmo assim não consegue abarcar tamanha grandiosidade, nem mesmo as humildes lentes das nossas câmeras fotográficas, mas a memória consciente individual e o inconsciente coletivo registram tudo.

A Cattedrale di Santa Maria del Fiore, também conhecida como o Duomo de Florença, é a quinta igreja da Europa em grandeza. Sua construção teve início em 1296, com o projeto de Arnolfo di Cambio, sobre as fundações da antiga Catedral Santa Reparada.
Sua obra foi concluída em 1436, com a colaboração de vários arquitetos e seu estilo é Gótico-Renascentista. Sua cúpula foi desenhada pelo arquiteto Fillipo Brunelleschi. No seu interior, os visitantes podem ver afrescos e vitrais que são verdadeiras obras de arte.


Cattedrale di Santa Maria del Fiore, na Piazza del Duomo



Horário de visita da Catedral de Santa Maria del Fiore
Segunda à Sexta, 10:00-17:00
Sábado, 10:00-16:45
Domingo, 13:30-16:45

Ao lado da Catedral, vemos o Campanile di Giotto, que é uma torre de 82 metros de altura, desenhada por Giotto em 1334. Se você tem fôlego suficiente, pode subir seus 414 degraus e será recompensado com uma belíssima vista panorâmica da cidade.


A imponência vertical do Campanile de Giotto





Diante de uma das entradas da Catedral, na Piazza del Duomo


a cúpula da Catedral

Pertinho da Catedral, a oeste, avistamos o Battistero di San Giovanni, ou Batistério de São João. O batistério foi antigamente uma torre de guarda que era parte da muralha que protegia a cidade de Florença e foi considerada a construção mais antiga da cidade. A construção mais próxima à atual é de 1059, consagrada pelo Papa Nicolau II. Sua construção octogonal simboliza o oitavo dia, o tempo da Ascensão de Jesus Cristo, a vida eterna, que é dada pelo batismo. Menciona-se que o poeta Dante Alighieri e membros da poderosa Família Médici foram batizados neste Batistério.

vista exterior do Battistero di San Giovanni, famoso por suas portas de bronze


Horário para visita do Battistero di San Giovanni:
Segunda-Sexta, de 8:15-10:15 e 11:15-18:30
Sáb, 8:15-18:15
Dom, 8:15-13:30


Depois de visitar este centro religioso e espiritual incrível, saímos da praça e caminhamos sem destino, somente observando as pessoas na rua, as obras de arte em cada esquina e chegando casualmente a uma cascata de chocolate, numa das sorveterias mais tradicionais de Florença... Simplesmente brotou o Rio Arno na boca...

Arte em cada esquina


Gelateria: Gelato per passione, Cioccolato per tradizione, dal 1878, na via Calzaiuoli 65/R Piazza del Duomo


Com um gelato per passione na lembrança, nossa próxima parada será no melhor mirante da cidade de Florença.

Até breve, com muita paixão por novas descobertas!







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinkelsbühl e a festa das crianças

Os Índios Pataxós na Costa do Descobrimento

Ponte Vecchio, Rio Arno e Piazzale degli Uffizi, em Florença