Firenze belíssima e sua Piazza della Signoria, na Toscana


A bela Florença


Embarcando na máquina do tempo da memória, vamos comigo num bate-volta até Florença, esta cidade encantadora, que deixa no olhar uma nostalgia de "quero voltar"...

Firenze, ou Florença em português, é a maior cidade da região da Toscana.
É conhecida como a cidade das Artes e o berço do Renascimento italiano. Estima-se que 40% do acervo artístico do país estão concentrados nesta cidade. Algumas pessoas consideram-na uma das mais belas do mundo, neste mundo tão cheio de lugares incríveis.

Realmente, a cidade é um museu a céu aberto, impregnada de arte e cultura; em cada esquina podemos ver esculturas antigas e modernas, artistas de rua pintando seus quadros e caricaturas, além de ver as esplêndidas obras arquitetônicas que embelezam a cidade.


Na Piazzale degli Uffizi, artistas de rua, transeuntes, vendedores e esculturas representando artistas célebres


A cidade foi governada pela família Médici, desde o sec. XV até o sec XVIII, e o primeiro líder foi Cosme de Médici, dito o Velho.
Cosme I de Médici foi o segundo duque de Florença e o primeiro grão-duque da Toscana. A intenção do seu governo era expandir a influência de Florença a toda Toscana, conquistando também a República de Siena, e constituindo o Grão-Ducado da Toscana.

A família Médici deixou um legado importante na arte e na arquitetura, foram grandes colecionadores de arte - os chamados mecenas - que fomentaram o nascimento da Renascença italiana, onde arte e humanismo puderam florescer.

Esta cidade tem muitas obras de artistas do Renascimento, como Michelangelo, Rafael, Donatello, Sandro Botticelli, Leonardo Da Vinci e outros. Também foi a cidade natal de Dante Alighieri, autor da Divina Comédia, um marco da literatura universal.

Firenze inspira e expira arte!


Piazza della Signoria

Caminhamos em direção à Praça da Senhoria, ou seja, Piazza della Signoria, que é uma verdadeira galeria de arte ao ar livre, com tantas esculturas magníficas e imponentes. Esta é uma das praças mais belas, animadas e mais importantes da cidade, é a praça central de Florença.

Ali está o Palazzo Vecchio, que é sede da Prefeitura do município florentino. Uma boa parte deste palácio funciona atualmente como museu.

O Palazzo foi chamado inicialmente de Palazzo della Signoria, nome do organismo principal da República Florentina. Depois assumiu vários nomes ao longo dos séculos, até que em 1565 passou a chamar-se Vecchio, quando a corte do grão-duque Cosme I de Médici se transferiu para o Palazzo Pitti.

Um dos emblemas da cidade é a Torre di Arnolfo, sobre a fachada principal do Palazzo Vecchio.


Palazzo Vecchio e sua imponente Torre di Arnolfo, sobre a fachada principal do palácio. A torre foi construída em 1310, com altura de 94m,  quando o corpo do palácio estava quase pronto.


A construção do Palazzo Vecchio começou em 1299, quando ainda era chamado de Palazzo dei Priori. Foi desenhado por Arnolfo di Cambio e terminada sua construção após quinze anos. Seu estilo é gótico medieval e se assemelha a uma fortaleza. De fato, ele foi construído em torno de uma das torres defensivas que tinham a função de defender a cidade dos ataques de cidades rivais e de bandidos.

É possível subir na Torre di Arnolfo, com seus 223 degraus, e de lá temos uma vista perfeita da cidade. No Palazzo Vecchio veremos a exposição de obras de grandes artistas do Renascimento italiano, além de podermos visitar os aposentos da poderosa família Médici.




O relógio na base da torre foi construído pelo florentino Nicolo Bernardo e em 1667 foi substituído por outro que funciona até os dias atuais. Na fachada do Palácio Antigo também se destacam vários brasões que representam alguns aspectos da República Florentina e de seus aliados.
Sobre o portal principal está o frontispício decorativo em mármore, de 1528. Ao centro, entre os leões, encontra-se o Monograma de Cristo com a frase "Jesus Cristo, Rei dos Reis e Senhor dos Senhores", em latim.





Em frente à entrada do Palazzo Vecchio, à esquerda temos a réplica da escultura de David, uma das esculturas mais famosas do artista renascentista Michelangelo Buonarroti, feita entre 1501 e 1504.

A escultura tem 5,7m de altura e representa o herói bíblico. A original foi exposta pela primeira vez em 1504, em frente ao Palazzo Vecchio,  e em 1873 foi transferida para a Galeria da Academia de Belas Artes de Florença, ou seja, a Galleria dell' Accademia, que abriu em 1784, outro lugar imperdível para quem gosta de museus.

As curvas do corpo, os músculos, a postura, a expressão facial, o olhar de David são muito realistas; a escultura impressiona pela sua grandeza e perfeição.

Para visitar a Galleria dell'Acccademia:
Endereço: Via Ricasoli 58-60
De terça-feira a domingo, de 8:15 às 18:50
Fechado no Natal, Ano Novo e 1° de Maio.

À direita da entrada do Palazzo Vecchio, vemos a escultura de mármore chamada Hércules e Caco, do artista Baccio Bandinelli, que a esculpiu de 1530 a 1534. Retrata a vitória de Hércules sobre a maldade de Caco.

Tal escultura foi confiada a Bandinelli que tentou imitar o estilo da escultura de Davi, de Michelangelo. Até hoje ele é criticado por tentar imitá-lo.


O "derrière", ou melhor dizendo, o "popozão" de Hércules, na escultura Hércules e Caco, de Baccio Bandinelli


Palazzo Vecchio, na Piazza della Signoria

Uma curiosidade fantasmal: dizem que no Palazzo Vecchio, alguns seguranças já ouviram ruídos de passos durante a noite e não viram ninguém. Na verdade, reza a lenda que o soldado Baldaccio de Anghiari foi assassinado injustamente em 1441 pelo ministro de justiça Bartolomeo Orlandini, que queria se vingar dele. Depois foi decapitado na Piazza della Signoria. Desde este fatídico dia, dizem que seu fantasma fica a vagar pelas salas do Palazzo Vecchio, em busca de que a justiça seja feita e que seja provada sua inocência. Búúhhh, histórias de fantasma!


Horários do Palácio Vecchio: todos os dias das 9h às 19h / quinta-feira das 9h às 14h (outubro a março)
Todos os dias das 9h às 23h / quinta-feira das 9h às 14h (abril a setembro)

Horários para subir na Torre di Arnolfo: todos os dias de 10h às 17h / quinta-feira das 10h às 14h (outubro a março)
Todos os dias de 9h às 21h / quinta-feira das 9h às 14h (de abril a setembro)






Continuando na Piazza della Signoria, perto do Palácio, vemos a Fonte de Netuno, feita de mármore e de bronze, foi inaugurada em 1565 e projetada por Baccio Badinelli. A escultura de Netuno foi esculpida por Bartolomeo Ammannati, uma homenagem às vitórias navais de Toscana.
Outros elementos da fonte foram feitos por colaboradores. Atualmente, a escultura que se encontra na praça é uma cópia.

O rosto de Netuno, Deus do mar, foi esculpido à semelhança do rosto de Cosme I de Médici (ou Cosimo I de Médici), o segundo Duque de Florença, para lembrar seu prestígio e poder.

A escultura de Netuno, ao ser concluída, não caiu nas graças do povo de Florença, que a chamou de "O Gigante Branco"  e ridicularizou o artista Bartolomeo Ammannati. Os florentinos são exigentes...


Outro lado da Piazza della Signoria, com a estátua de Cosimo I de Médici e seu cavalo


Netuno, de Bartolomeo Ammannati



Escultura "Searching for Utopia", de Jan Fabre

Ao lado de esculturas antigas e clássicas, encontramos obras de arte contemporânea, como esta tartaruga gigante de bronze com um homem montado sobre ela, segurando suas rédeas. Esta obra se chama "Searching for Utopia", do escultor belga Jan Fabre, feita em 2003. Além desta, também vemos uma escultura dourada do mesmo artista, em frente ao Palazzo Vecchio, chamada "The Man who measures the clouds", de 1998.


Perto do Palazzo Vecchio,  numa esquina da Piazza della Signoria, está a famosa Loggia dei Lanzi, também chamada de Loggia della Signoria, com seus degraus, arcos, pilastras e uma grande variedade de esculturas, desenhada em 1376 com a função de abrigar assembléias e as comemorações públicas. Somente no sec XVI, a Loggia começou a ser decorada com esculturas, no governo do grão-duque Cosimo I de Médici.


A estátua do lado direito, na Loggia dei Lanzi, se chama  Rapto das Sabinas, ou Ratto delle Sabine, do artista Giambologna


Na Piazza della Signoria, outro ângulo: os leões que são também o símbolo heráldico de Florença. E à direita, a escultura Rapto das Sabinas, de Giovanni Bologna ou Giambologna. É feita de mármore e tem 4m10 de altura. Esta é sua réplica, a original se encontra na Galleria dell' Accademia. O nome "Rapto das Sabinas" é um conhecido episódio na história de Roma, quando a primeira geração de homens romanos tinham obtido esposas para si, raptando mulheres solteiras das famílias do povo vizinho, os Sabinos.



Na foto, a Loggia dei Lanzi, e no meio a escultura de Menelao e Patroclo, que é uma escultura original grega, encontrada em Roma no sec XVI e doada pelo Papa Pio V à família Médici. Representa uma cena da Guerra de Tróia. Os leões simbolizam também a proteção contra presenças negativas tanto na Loggia, quanto na Piazza della Signoria.




Perseu com Cabeça de Medusa, escultura de bronze feita pelo artista Benvenuto Cellini, de 1545 a 1554, um dos maiores monumentos da Renascença,. Foi encomenda do duque Cosmo I de Médici. Perseu é filho de Zeus e da humana Danae; ele consegue vencer a Medusa, monstro mitológico com serpentes na cabeça, que transformava em pedra quem olhasse nos olhos dela.


Piazza della Signoria


Muita gente na praça, conhecendo o museu ao ar livre de Florença e também suas lojas de grife.

Loja Chanel na Piazza della Signoria

Uma curiosidade fiorentina: o Capodanno Fiorentino, ou seja, o Ano Novo de Florença se comemorava no dia 25 de Março. Apesar da adoção do calendário gregoriano, desde 1585, continuou-se a celebrar o Ano Novo em vários lugares na Europa em diferentes datas, até o séc. XVIII.

Desde o séc. VII que Florença celebra seu Ano Novo no dia 25 de Março, pois foi o dia em que o arcanjo Gabriel anunciou a maternidade à Virgem Maria. Além disso, essa data significa a chegada da primavera, do renascimento da terra. Todo ano, o município organiza um desfile histórico para celebrar o evento do Capodanno.
Em 1750, o Grão-Duque da Toscana, Francesco II de Lorena, estabeleceu por um decreto que o Ano Novo passaria a ser celebrado no dia 1 de Janeiro, conforme os outros estados da península. Então, os florentinos passaram a celebrar as duas datas.



La birra italiana

Depois de tanta arte e de tanta caminhada, merecemos fazer uma parada para descansar e tomar uma geladinha. Que tal provar uma "birra" italiana?
Então chega de escrever, e até a próxima parada, ou melhor dizendo, até a próxima caminhada!


Arrivederci!


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