Estância de Esqui e Trilhas nas Montanhas de Allgäu, na Alemanha



Uma paisagem de arrancar suspiros e de tirar o fôlego!

"Eles, quando chegam ao topo, olham para trás e veem todo caminho trilhado; olham para baixo na encosta e intuem a grandiosidade da montanha e o desafio que ela representa; compreendem o quão pequeno é o ser humano, quando enxergam o cume dos Alpes na imensidão do azul e têm a sensação de fazer parte de algo muito maior, mais poderoso e mais sereno.
É como se por uns instantes o mundo coubesse nas palmas das mãos, nas linhas que traçam nossos caminhos."

Leila Alves Schiele.


Em direção a Bolsterlang


É pleno inverno boreal e as temperaturas estão negativas! Então vamos esquentar a temperatura do corpo e da alma, vamos nos movimentar e fazer um belíssimo passeio de inverno na congelada Alemanha.

Sejam férias invernais ou apenas um fim de semana, para quem gosta de esportes radicais de inverno, como esquiar e fazer snowboard, ou de apenas diversão como deslizar na neve com o trenó e fazer um "skibunda", ou do esforço da superação caminhando em longas trilhas com subidas e descidas nos meandros que percorrem as montanhas, uma dica é explorar os picos e vales da região do Allgäu (Algóvia), na Alemanha.

Nesta região, mais precisamente no município Bolsterlang, no estado Bayern (Baviera), chegamos à estação de partida e subida para a estância de esqui e nos informamos na bilheteria. Para quem não tem equipamento de esquiar, é possível alugá-lo por algumas horas, numa loja ali ao lado da estação.

Bilheteria da estação Hörnerbahn-Bolsterlang


Subimos no teleférico que nos levaria até 1600 metros de altura. A estação do teleférico da estância de esqui se chama Hörnerbahn-Bolsterlang. Esta estância é um lugar ideal para famílias, esquiadores principiantes e experientes, e também ótimo para andarilhos. É possível levar seu animal de estimação, vi alguns cachorros por lá, porém eles também pagam passagem para subir de teleférico, bem menos que os humanos. Mesmo assim achei ridículo cobrar passagem do animal, o nosso bichinho, por exemplo, foi carregado nos braços, não esquiou e não sujou nada!

Os teleféricos, bilheteria e loja de locação de equipamentos de esqui

Do lado da bilheteria da estação de teleférico também encontramos banheiros limpos e do lado de fora uma cabana-restaurante chamada Talhütte-Bolsterlang, aberta todos os dias, a partir das 9 horas, uma boa opção para experimentar a culinária da região do Allgäu.

Restaurante Talhütte-Bolsterlang


Visual de dentro do teleférico


Os profis preparando-se para esquiar. Vamos que vamos!

Pistas de esqui e snowboard





Ao chegar ao topo da estação, temos à disposição 17 km de pistas com os mais variados níveis de dificuldade: as pistas azuis que são consideradas as mais fáceis; as vermelhas são de nível intermediário, e as pretas são as mais íngrimes e difíceis.

Também há áreas para crianças e principiantes se exercitarem ou fazerem cursos de esqui. Com o mesmo ticket  que você comprou para esquiar nessa estância, você pode pegar um ônibus gratuito e experimentar também as pistas da estância vizinha que se chama Ofterschwang-Gunzesried.

Amadores, têm que esquiar pelo menos uma vez na vida!

No cursinho de esqui de um dia, risadas garantidas.


Na estação de teleférico, quando chegamos ao topo da montanha, também há um pequeno restaurante chamado Hörni's Nest, onde podemos beliscar algum lanche ou até mesmo comer uma refeição sentados num tipo de Biergarten, ou sentar em espreguiçadeiras na beirinha do penhasco e ler um livro, escutar música, conversar e pegar um sol, olhando o horizonte.


Restaurante Hörni's Nest, à beira do penhasco...Uau!


Vamos por esse caminho? Na trilha de inverno: Winterwanderweg
 

Para quem não puder esquiar, há a opção maravilhosa de se embrenhar na natureza exuberante, numa trilha de 7 km, que desce e sobe até chegar a uma enorme cabana a 1520 metros, onde funciona o restaurante Berghaus-Schwaben, aberto de dezembro até final de março, todos os dias. Aí podemos fazer uma pausa para descansar, retomar o fôlego e reabastecer as energias, enquanto desfrutamos da espetacular vista de uma paisagem de contos de fada.


Contemplando a paisagem


Subidas e descidas na estrada


O sol de inverno brilha



Bosque encantado


Não parece chantilly?


Enquanto eles foram esquiar, eu fiz essa caminhada na trilha de neve, que parecia uma cobertura de chantilly nas montanhas, em contraste com o verde escuro da vegetação de larícios, abetos e pinheiros salpicados de flocos de neve. Esse lugar parece ter um toque mágico e ser habitado por elfos luminosos e fadas místicas, como na mitologia. Toda vez que vejo esta paisagem, não tem como não lembrar do primeiro puzzle de mil peças que escolhi no Natal na minha infância. Eu vi aquela caixa, cuja foto da capa era esse cenário de montanhas, bosques e neve que me impressionou muito. Ficou gravado em mim até hoje, mas nunca nem tinha passado pela minha imaginação que um dia eu estaria caminhando dentro desse mesmo cenário que naquela época era tão distante da minha realidade. Coincidências do destino e sensação de déjà vu.


No horizonte, os Alpes cobertos de neve



No meio do caminho tinha uma cabana

Montanhas e bosques do Allgäu



No alto, a cabana restaurante Berghaus-Schwaben


O frio de 9 graus negativos foi apaziguado pela brilho de um sol que iluminava todo o trajeto e tornava aquele momento ainda mais bonito e sereno. Olhei para o chão e para cima e pensei que faltavam uns quinhentos metros para chegar a cabana-restaurante da montanha. Já estava suando e com sede, podia sentir um frescor nas bochechas afogueadas e via diante de mim algumas pessoas que já estavam próximas de chegar e outras que já voltavam. Não desisti, faltava pouco e eu também iria conseguir, apesar do cansaço. Chegando lá, todo o esforço foi recompensado com esse espetáculo de visual de inverno!






Quase chegando, sensação de superação





Chegada à cabana

Vista espetacular


Depois de uma pausa na cabana para descansar, como veremos mais à frente a trilha continua, fazendo um círculo e voltando pelo mesmo caminho para o ponto de partida, na estação de teleférico no alto da montanha. A duração da caminhada completa é de 2,5 a 3 horas, e a trilha de 7 km poderia ser classificada como nível mais ou menos leve, indicada para toda família. É sempre bom levar consigo uma garrafinha de água para se hidratar no caminho.

Chegando ao ponto de início da caminhada, na estação do teleférico


Horário de abertura da Estância de Ski Hörnerbahn-Bolsterlang no inverno é de 8:30 às 16:00, de dezembro até final de março.
No verão, o teleférico também funciona e há opção de fazer várias trilhas, com diferentes graus de dificuldade, num belíssimo passeio pelas montanhas, do início de maio até início de novembro, todos os dias de 8:30 às 16:30. E de início de julho a início de setembro, todos os dias de 8:30 às 17 horas (horário de verão).
Os preços são variados e há vários pacotes, individual ou família, por hora ou para um dia inteiro ou mais dias.

Hörnerbahn-Bolsterlang fica na rua Hörnerstr. 12, em Bolsterlang, Oberallgäu, Bayern.
Mais informação no site da estância de esqui .

No trenó




Auf Wiedersehen!, que já vai escurecendo e o frio aumentando. Mas antes uma deslizada de trenó pra saideira.

Espero que meus queridos leitores viajantes tenham viajado comigo nesta aventura de inverno, com muita neve, sol e montanhas... sintam-se e sentem-se nas nuvens...







Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dinkelsbühl e a festa das crianças

Os Índios Pataxós na Costa do Descobrimento

Ponte Vecchio, Rio Arno e Piazzale degli Uffizi, em Florença